Ontem, na sede da BASES, aconteceu a posse dos novos membros dos Conselhos Fiscal indicados pelo patrocinador da Fundação. São eles: Dijalma Pacheco dos Santos e Walter José Fraga Miranda, titular e suplente, respectivamente. Os novos Conselheiros tomaram posse em substituição a Edvaldo Oliveira Souza Filho e Tânia Maria Cardoso Santos, que cumpriram com muita responsabilidade e dedicação seus mandatos de três anos.
O Conselho Fiscal é parte integrante do sistema de governança das EFPC – Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva –, exercendo funções de relevância para o controle interno, fiscalização e monitoramento dos resultados. Os membros do Conselho Fiscal são os primeiros supervisores da entidade, não apenas pela obrigação legal, mas pela consciência da importância de sua função.
Como órgão de fiscalização e controle interno, o Conselho Fiscal deve zelar pela gestão econômico-financeira e pelo cumprimento das regras de governança.
Entre as principais competências, destacam-se aprovar balancetes; emitir parecer sobre balanço da entidade e contas da Diretoria Executiva; examinar livros e documentos; acusar irregularidades e sugerir medidas saneadoras; eemitir relatórios, manifestando-se perante a entidade, os patrocinadores, seus participantes e assistidos, que destaquem sua opinião sobre os aspectos organizacionais, contábeis, econômico-financeiros e atuariais, monitorar os indicadores de gestão das despesas administrativas, avaliando as metas estabelecidas.