Se você é participante do Plano Misto pode fazer uma contribuição esporádica para o plano e ter a possibilidade de pagar menos Imposto de Renda em 2017. É que pela legislação vigente, quem contribui para uma previdência complementar pode deduzir as contribuições da base de cálculo do IR até um limite de 12% da renda tributável. Porém, esse benefício fiscal só pode ser aproveitado por quem entrega a declaração completa.
As suas contribuições mensais já permitem que você tenha abatimentos, mas nem sempre são suficientes para atingir o máximo de dedução que você pode ter. Assim, certifique-se que os valores alcançaram o teto dos 12% sobre a renda.
Os participantes do Plano Misto que ainda não atingiram o limite de 12% da sua renda bruta anual em contribuições à BASES podem fazer um aporte extra, até 30 de dezembro, para aproveitar esse benefício fiscal e abater o valor de suas contribuições na Declaração de IR do ano que vem, gerando um valor menor a pagar ou um valor maior de restituição.
Na hora da declaração de Imposto de Renda, é sempre bom tirar proveito das deduções permitidas por lei para amenizar um pouco a mordida do leão, não é? Além do mais, a grande vantagem é que a diferença a pagar de imposto acaba sendo uma economia que vai ser direcionada para seu plano previdenciário, aumentando ainda mais as reservas para sua aposentadoria.
O cálculo é simples. Ao invés de pagar um valor maior de Imposto de Renda, você direciona mais recursos para o seu futuro. Pense nisso e, se precisar, procure a equipe da BASES para fazer os cálculos e aproveitar ao máximo os benefícios do seu plano de previdência complementar.