O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a oferecer, pela internet, uma Central de Serviços para facilitar o atendimento aos cidadãos. O portal, ativo desde janeiro último, oferece opções que antes só eram acessíveis se o trabalhador comparecesse a uma unidade da instituição.
A Central de Serviços, chamada MEU INSS (www.servicos.inss.gov.br), disponibiliza para os aposentados, por exemplo, o Extrato de Pagamento, documento que comprova a renda dos beneficiários, detalhando os valores e a data de pagamento do benefício.
É possível acessar, também, a Carta de Concessão, documento que tem por finalidade informar ao cidadão a forma de cálculo do valor do seu benefício, além de fornecer informações relativas ao banco responsável pelo pagamento.
O portal disponibiliza ainda o Extrato de Contribuições Previdenciárias, conhecido como CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). O CNIS é um dos documentos mais importantes para quem vai se aposentar pela Previdência Social. Nele são lançados todos os salários que o segurado já recebeu, em todos os empregos que teve.
Cadastro
O primeiro passo para aproveitar as facilidades oferecidas pela Central de Serviços é fazer o cadastro do usuário, na própria página. Ao cadastrar os dados, irá gerar um código de acesso. Em seguida, é preciso entrar em contato com a Central 135 – que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília) – para uma breve conferência de dados. É necessário informar o código de acesso gerado no cadastro, o seu CPF, nome completo, data de nascimento e o nome da mãe.
Estas etapas são para proporcionar mais segurança no acesso às informações e serviços oferecidos pelo INSS, mas todo o procedimento leva apenas alguns minutos, e o cidadão já é habilitado para acessar as informações do site.
Para aqueles que tiverem dúvidas, a autenticação também pode ser feita na Agência do INSS mais próxima da residência do trabalhador. É preciso levar um documento de identificação.