A BASES traz mais uma novidade para facilitar a vida do aposentado. A partir de janeiro de 2018 a Fundação vai passar a aceitar o Formulário de Recadastramento via e-mail.
O participante assistido receberá o documento em casa, pelos Correios, como já acontece atualmente. Só que agora o formulário já vai preenchido. Ele deve conferir os dados, assinar, digitalizar e enviar para o email seguridade@bases.org.br até o prazo estipulado no documento.
Faça a sua parte
O recadastramento é uma obrigação legal da BASES, mas a responsabilidade de atualização dos dados é sua.
Muitas vezes o participante muda de residência, troca o número do telefone, separa, casa novamente, seus filhos entram ou saem da faculdade, e ele não sabe o quanto é importante repassar para a BASES todas essas informações. Com o simples ato de manter o cadastro atualizado, o participante pode contribuir com as decisões da Entidade. Afinal, as principais deliberações de um fundo de pensão são tomadas a partir dos dados que compõem o cadastro de seus participantes ativos e assistidos (como a data de nascimento e sexo de cônjuge e dos dependentes).
Por exemplo, a avaliação atuarial é um estudo técnico realizado por um atuário, feito uma vez ao ano, que utiliza os dados cadastrais e tem como objetivo medir os recursos necessários para a garantia dos benefícios oferecidos aos participantes dos planos.
As informações contidas no cadastro também influenciam na gestão dos recursos da Entidade. O atuário faz uma estimativa da taxa de juros para cada plano de benefício com base nos dados cadastrais utilizados na avaliação atuarial.
O recadastramento é uma exigência do Ministério da Previdência Social e é fundamental para que a Fundação mantenha uma comunicação eficiente com seus Participantes Ativos e Assistidos, além de garantir maior segurança familiar, no caso de pagamento de pensão e pecúlio por morte.