Caros participantes.
O mundo atravessa um cenário desolador com a Pandemia da COVID-19, e nós, aqui na Fundação, estamos atentos aos movimentos que o mercado financeiro vem apresentando. Precisamos, contudo, ter um olhar de longo prazo, pensando na continuidade dos nossos Planos de Benefícios.
Para o momento atual, é importante lembrar que a Fundação, ao longo da sua história, atravessou diversas dificuldades e sempre honrou seus compromissos. Assim, informamos que, ao longo dos anos, a Fundação alcançou aproximadamente R$1 bilhão de reais de patrimônio sob sua gestão. Nossos Planos de Benefícios encerraram o último exercício com superávit.
Mas não devemos olhar apenas para trás, e sim para o agora e para o futuro, principalmente. Nos últimos 90 dias, uma crise sanitária virou o mundo de cabeça para baixo. Assistimos a um crescimento exponencial no número de pessoas contaminadas pelo Novo Coronavírus, e também a um forte impacto na economia global, igualmente vitimada pela COVID-19.
Naturalmente, esta crise econômica mundial causou efeitos negativos no Brasil, e muitos planos administrados por Entidades Fechadas de Previdência Complementar sofreram os seus impactos. E aqui não foi diferente, apresentamos nos últimos meses resultados deficitários, porém a Fundação tem seus recursos alocados em ativos sólidos e com bons fundamentos, nossa carteira está aplicada nos segmentos de renda fixa, renda variável, imobiliário e operações com participantes (empréstimos), o que nos dará liquidez para mantermos a regularidade no pagamento da folha de benefícios e solidez para honrarmos todos os nossos compromissos presentes e futuros.
Como forma de ajudar os nossos participantes a enfrentar esse momento de dificuldade em todo o mundo, causada pela Pandemia do COVID-19, antecipamos, de maio para abril, a 1ª parcela do abono anual. Além disso, a BASES já está concedendo empréstimo aos seus participantes Ativos e Aposentados sem incidência do IOF, conforme lhe permite a legislação. A retirada do imposto vai contemplar operações contratadas entre 3 de abril e 3 de julho deste ano.
Atualmente, entendemos que o momento é de cautela e acreditamos numa recuperação dos mercados. A recomendação é manter a calma e ter visão de longo prazo, passaremos juntos por mais essa crise e, o que é mais importante, com os benefícios sendo creditados regularmente. Por isso, convidamos você a pensar positivo e acreditar que os obstáculos nos ensinam a evoluir e buscar novas alternativas para conquistar nossos sonhos.
Vamos manter unidos os laços que fortalecem nossa esperança no amanhã!