O ano de 2021 sente o impacto do prolongamento da pandemia. No ambiente interno, de acordo com as projeções de economistas, a segunda onda, o atraso na vacinação e a piora nas condições financeiras provocadas por questões polÃticas e fiscais vão comprometer o resultado do ano. Para os especialistas, as incertezas com relação à economia continuam elevadas e só diminuirão com a imunização da maior parte da população brasileira. Nessa conjuntura, é difÃcil traçar cenários, tendo em vista que tudo vai depender de como será a evolução da doença daqui para frente.
A instabilidade, que começou no inÃcio de 2020 com a chegada do coronavÃrus ao paÃs, teve seu ápice em março do ano passado e atingiu profundamente os resultados dos fundos de pensão. Naquele perÃodo, uma boa parte do sistema acumulava déficit, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp).
Os impactos também repercutiram nos resultados dos nossos investimentos. A BASES chegou a registrar aproximadamente R$ 37 milhões negativos ao final de março no Plano Básico. Porém, no decorrer do ano, conseguimos reverter o déficit e encerramos o exercÃcio de 2020 com R$ 4,5 milhões de superávit.
Contudo, diante desse cenário de volatilidade no mercado financeiro nos meses iniciais de 2021, com a pressão na inflação e nos Ãndices INPC e IGP-M, indexadores dos Planos Básico e Misto, respectivamente, tivemos novamente um declÃnio e encerramos fevereiro com um resultado negativo nos dois Planos, como pode ser visto nos gráficos 1 e 2.
As sequelas dessa crise provocada pela pandemia de Covid-19 abalaram os mercados financeiros ao redor do mundo. Entretanto, é preciso frisar que os investimentos dos planos administrados pelas entidades fechadas de previdência complementar têm um perfil de longo prazo, o que permite que os fundos de pensão possam mitigar as perdas sentidas na atual conjuntura.
Sabemos que os números podem assustar, mas a BASES reforça que possui uma carteira de ativos bem estruturada, capaz de cumprir com os benefÃcios dos nossos planos previdenciários. Permanecemos atentos e vigilantes ao comportamento do mercado e qualquer necessidade de ajuste será criteriosamente analisada e respaldada pelo foco no longo prazo.