Mais de 90 pessoas participaram ontem (25/10) da primeira reunião virtual organizada pela BASES. O evento, que tratou sobre a alteração do indexador do Plano Misto, contou com a palestra jurídica de Fábio Junqueira, da JCM Advogados Associados e com a palestra atuarial de Gabriel Sátyro, da Jesse Montello Consultoria Atuarial. Após as apresentações, os participantes puderam fazer perguntas e tirar suas dúvidas.
Na reunião foi demonstrado porque a manutenção do IGP-M como Indexador Atuarial do Plano (IAP) indicaria uma elevação do resultado deficitário do Plano Misto.
Além dos palestrantes citados, o evento contou com as presenças de Ingryd Lemos e Nelsiene Sena, Presidente e Diretora Administrativa e Financeira da BASES, respectivamente. E, ainda, com a valorosa contribuição dos Gerentes Paulo Sampaio, André Luiz Sancho, Maurício Medeiros e Luiz Cassimiro Lopes.
A Diretoria da BASES aprovou o formato do evento. “Nossa primeira reunião em formato virtual atendeu muito bem nossas expectativas. Fizemos o primeiro comunicado sobre o início do estudo técnico atuarial para possível alteração do IAP do Plano Misto em 28/05/2021. Depois, em 01/07/2021, divulgamos a recomendação de substituição do IGPM pelo INPC e publicamos o Parecer Atuarial que embasava essa decisão. Estamos dentro do cronograma estabelecido pela Resolução CNPC n.º 40/2021. A reunião virtual de ontem foi uma ferramenta a mais que a BASES ofereceu aos participantes como forma de garantir ainda mais transparência ao processo. Poderemos voltar a utilizar esse formato em outras ocasiões”, afirma Ingryd Lemos, presidente da BASES.
Os participantes que ainda tiverem alguma dúvida sobre a alteração do indexador podem ligar para 71 99696-1019, número que a BASES disponibilizou exclusivamente para tratar sobre o tema.